Muitas vezes, parece que fazemos muito e o resultado é pequeno. Mas, munidos de informação, podemos fazer pouco e ter resultados imensos.

 

Nosso planeta é um prato cheio para os olhos viciados em maravilhas naturais que temos, mas ele anda meio doente: os pulmões florestais estão cobertos por fumaça, e as artérias oceânicas estão entupidas com plástico. Basicamente, produzimos demais para atender uma demanda por desperdício, quando temos tecnologia e conhecimentos suficientes para, confortavelmente, prover para a humanidade e ter um ambiente propício para nossos companheiros terráqueos.

 

Somos constantemente alimentados com notícias que dizem que o aquecimento global está piorando e mais espécies estão sendo extintas. E é ainda mais difícil de nos mantermos com esperança se, mesmo após abolirmos o canudinho e desligarmos a torneira enquanto escovamos os dentes com uma escova feita de bambu, ainda percebemos que o mundo continua de mal a pior.

 

Calma! Eu sei o quão frustrante é sair do mercado pendurando sacolas de tecido pelo corpo todo em cima de uma bicicleta, enquanto um carro bloqueia a ciclovia e tento desviar de bueiros entupidos por lixo. O que eu não sabia era como todos podemos maximizar nosso impacto positivo no ambiente com atitudes simples que não alterem o dia a dia. A mágica tá dentro de uma dessas sacolas que eu trouxe do supermercado.

 

Se trocarmos o leite de vaca pelo leite de aveia, e consideramos que bebemos um copo de 200mL por dia, durante um ano, estamos economizando 42.221L de água (isso equivale a um ano e nove meses de banho, se você toma um por dia). Além disso, essa substituição representa uma redução de 164kg do equivalente em CO2. Para se ter uma ideia, um carro convencional precisa dirigir 671km para poluir tanto.

 

Como se não bastasse, a mudança de um leite pelo outro também economiza no uso de terra e aumenta a dose de cálcio. Enquanto um copo de leite de vaca tem 210mg de cálcio, a mesma quantidade em leite de aveia carrega 240mg. E essa simples (e surpreendentemente deliciosa) mudança faz com que, ao invés de serem utilizados 652m2 de terra, somente 36m2 são necessários para a produção de 730L dessa bebida ambientalista.

 

Cada vez mais, fica claro que a mudança de atitude associada à informação pode fazer a vida ficar melhor para todos nós (indivíduos e planeta), e você nem precisa doar seus bens e se mudar para o meio do mato. Sua mudança pode vir aos poucos, um copo após o outro.

Os dados nos quais esse texto se baseia foram retirados da matéria “Climate change: Which vegan milk is best?” da BBC, e fazem parte do estudo “Reducing food’s environmental impacts through producers and consumers” da Universidade de Oxford publicado na revista Science.

Compartilhar:

Deixar um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

0
Your Cart is empty!

It looks like you haven't added any items to your cart yet.

Browse Products