Saiba como preparar a sua mistura de Golden Deleite, uma deliciosa maneira de utilizar especiarias poderosas todos os dias com Naveia e também como reconhecer uma cúrcuma em pó de qualidade.

Para preparar um pote de 50g de mistura para Golden Deleite:

  • 4 Colheres de sopa de Cúrcuma pura em pó
  • 2 Colheres de sopa de Gengibre em pó
  • 2 colheres de chá de Canela em pó
  • 4 pitadas de pimenta do reino
  • 4 pitadas de noz moscada

Rende 25 porções

Depois que experimentar essa receita você pode ajustar as quantidades de acordo com os sabores que mais te agrada. Outros ingredientes que vão bem nessa mistura de Golden Deleite são: cardamomo em pó, ginseng brasileiro (pfaffia), cumaru, baunilha em fava e cravo.
Ao poucos crie a sua receita de Golden Deleite, do jeitinho que você gosta.

Para uma xícara:

  • 150 ml de Naveia barista (ou original)
  • 1 colher de chá da mistura para Golden deleite
    se desejar adoce com melado ou néctar de coco

Modo de fazer:

1 – Para fazer o Golden deleite em pó basta misturar todos os ingredientes e guardar em um pote limpo, seco e bem vedado. Mantenha em um local seco e arejado e utilize dentro de 6 meses.
2 – Para preparar uma xicara de Golden deleite aqueça 150ml de Naveia barista e 1 colher de chá (2g) da mistura para Golden deleite.
3 – Quando ferver desligue, coe e sirva. Se achar necessário adoce.

Essa mistura também fica deliciosa para usar em bebidas geladas, smoothies e para receitas como biscoitos, refogados de vegetais e bolos.

O ouro da terra

A cúrcuma, ou açafrão da terra, é um rizoma super poderoso, com muitos estudos científicos sobre os seus benefícios para nossa saúde, dentre eles seu poder anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano, digestivo e hepatoprotetor. A curcuma pode ser utilizada como aliada no tratamento de depressão, artrite, mal de Alzheimer, inflamações em geral e doenças crônicas. Um alimento muito medicinal, que pode (e deve) ser consumido diariamente. 

O seu composto bioativo mais estudado é a curcumina ao consumir a cúrcuma com a pimenta do reino aumentamos a absorção de curcumina pelas nossas células em até 2 mil vezes.

Atenção para comprar cúrcuma de qualidade

No mercado encontramos cúrcumas em pó de varias qualidades, suspeite das cúrcumas muito baratas vendidas a granel, muita cúrcuma em pó não é pura.

Para fazer uma cúrcuma em pó de qualidade temos que prepará–la quando estão com a energia voltada para os seus rizomas e não para as folhas. Preparo a cúrcuma em pó sempre com plantas maduras que já estão com pelo menos 3 anos e durante a época ideal do ano que dura apenas 4 meses em que está sem folhas.

A secagem e a moagem da cúrcuma são cheias de detalhes para que se alcance um bom resultado, sendo que a temperatura deve ser controlada durante esses processos, para isso é preciso maquinário apropriado com termostato e ventilação. A cúrcuma nunca deve ser seca ao sol, pois é fotossensível e a curcumina sobre degradação com a luz.

O poder de pigmentação da cúrcuma tem relação com a sua quantidade de curcumina

Uma boa dica para identificar se uma cúrcuma em pó é pura é fazendo um teste que tem na internet.
Adicione 1 colher de sopa de cúrcuma a 100ml de água e leve ao fogo até ferver. Se ele diluir totalmente é pura se ela engrossar provavelmente é uma cúrcuma misturada com amido ou outro ingrediente.

Dessa forma você consegue saber se sua cúrcuma é pura ou não, mas para saber a qualidade da cúrcuma em pó só conhecendo os processos do seu fornecedor para ver se os cuidados com as plantas, a época da colheita, o processos de secagem, moagem e estoque colaboram para que o grau de curcumina seja alto, afinal é um alimento medicinal e se queremos usufruir dos seus benefícios é preciso que seja de boa qualidade.

Compartilhado:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.