A busca pela ausência da lactose traz uma pergunta que existe por não entendermos sobre o que temos dúvida, e a resposta é bem mais simples do que essa frase.

 

Na era em que caçamos vilões nos nossos pratos e enaltecemos heróis nas listas de compras, algumas palavras começam a ficar muito familiares: glúten, lactose, açúcar adicionado, superalimento, probiótico, low carb… E enquanto todos estão nas bocas dos que buscam uma boa alimentação, um deles ainda gera uma dúvida que ultrapassa a saúde. Produtos sem lactose são veganos?

 

Para os que buscam uma rápida resposta, eu diria que depende do produto, mas, além disso não resolver a questão, ainda aumenta o ponto de interrogação. Então, vamos colocar a pergunta no divã e analisar o que existe por trás dela.

 

Lactose é um açúcar presente no leite de origem animal (inclusive o bicho humano), e as pessoas que não conseguem digeri-lo propriamente são os que possuem intolerância a ele. No mundo todo, quase 75% das pessoas têm algum nível de intolerância à lactose, e, por mais que isso possa ser chocante para muitos, faz muito sentido se entendermos o que faz alguém ser intolerante a esse açúcar.

 

A lactase é a enzima que digere a lactose, e nós produzimos ela para podermos ser amamentados e nutridos sem grandes dificuldades, enquanto somos completamente dependentes para isso. Conforme vamos crescendo e deixando de precisar do leite materno, nossos corpos deixam de produzir lactase e focam em outras tarefas, mas, por conta do consumo cultural de leite, largamos do peito e agarramos nas tetas. Assim, o ser humano passa a ser o único animal que consome leite (e de outra espécie) depois da fase de amamentação, e desenvolve intolerância à lactose na maior parte de sua população.

 

A intensidade e os sintomas dessa intolerância variam, mas inchaço, gases, dores abdominais e enjoo são comuns, e, por não serem tão severos na maioria, muitas pessoas não imaginam que tenham qualquer problema com lactose. Isso é bem diferente dos alérgicos, que não processam as proteínas do leite. E para atender nossa sede insaciável mascarando alguns problemas inerentes ao consumo desse produto, algumas marcas disponibilizam versões “sem lactose”, quando, na verdade, são com lactase. Assim, dão para o consumidor uma dose do veneno acompanhada do antídoto. Na próxima vez que for às compras, olha a lista de ingredientes nos produtos “lac free” e confira você mesmo.

 

Então, o que faz um leite ser vegano? Basta que não tenha vindo de nenhum animal. Nem todo produto sem lactose é vegano, mas todo produto vegano é sem lactose. Porque a indústria pode incluir qualquer substância no leite, na manteiga, no requeijão e no queijo, mas para ser lac free tem que ser milk free. Então, vamos desmamar das vacas e tomar leite feito para gente?

Compartilhado:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.